Nosso projeto

Nosso projeto consiste na oferta contínua de oficinas gratuitas, ministradas presencialmente de segunda a sexta-feira durante o período do contraturno escolar. As oficinas abrangem aulas de violão, guitarra, violino, piano, percussão, canto/coral e formação de banda, visando atender crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos de idade. O projeto também fornece instrumentos musicais para aqueles que não possuem.

O objetivo principal é proporcionar experiências de aprendizado musical que contribuam para o desenvolvimento integral dos alunos, oferecendo oportunidades que vão além dos conteúdos formais e que promovam seu amadurecimento pessoal

  • As oficinas são desenvolvidas na sede do Instituto e em algumas escolas públicas no entorno do instituto.

Nossas atividades

Canto Coral

O canto coral une vozes em harmonias que elevam o espírito e unem as pessoas. Participar de um coro é uma experiência comunitária que melhora a respiração, o controle vocal e a capacidade de ouvir e se ajustar aos outros cantores. É uma forma de arte que combina disciplina e emoção.

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Guitarra

A guitarra é icônica no mundo da música, conhecida por sua presença em gêneros como rock, jazz e blues. Com suas seis cordas e uma infinidade de técnicas, a guitarra permite uma grande expressão pessoal. Aprender a tocar guitarra envolve uma combinação de destreza manual e criatividade musical, fazendo dela uma escolha apaixonante para músicos de todas as idades.

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Percussão

A percussão é a alma do ritmo em qualquer conjunto musical. Instrumentos como tambores, bongôs e pandeiros convidam os músicos a explorar diferentes batidas e tempos. As aulas de percussão não só ensinam técnica, mas também desenvolvem habilidades de escuta e trabalho em equipe.

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Piano

O piano é um instrumento capaz de explorar uma vasta gama de sons e estilos, desde peças clássicas até modernas. Tocar piano melhora a coordenação motora, aumenta a concentração e estimula o cérebro de maneiras que outros instrumentos não conseguem, além de ser uma excelente forma de expressão pessoal.

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Violão

O violão é um instrumento versátil e acessível, perfeito para quem deseja se expressar através da música. Suas seis cordas oferecem uma ampla gama de sons, desde melodias suaves até acordes poderosos. Aprender violão é uma jornada gratificante que melhora a coordenação e promove a criatividade.

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Violino

O violino é um instrumento elegante e expressivo, conhecido por sua capacidade de transmitir uma ampla gama de emoções. Suas quatro cordas, tocadas com um arco, produzem sons ricos e vibrantes. Aprender violino requer dedicação e prática, mas a recompensa é uma habilidade profundamente satisfatória e valorizada.

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Vagas e inscrições nas nossas oficinas

Crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade econômica e social com idade entre 10 e 17 anos matriculados em escolas públicas da rede de ensino fundamental e médio do município de São Paulo, pertencentes às classes econômicas C e D e que morem nos bairros do entorno da sede do Instituto

Atividades extras 

Apresentações musicais gratuitas com a participação dos alunos, professores e de artistas convidados;
Workshops e/ou recitais mensais gratuitos promovidos pelos alunos, professores e artistas convidados sobre assuntos relacionados a música com o intuito de promover a participação popular e o acesso à cultura as famílias e a comunidade em torno do projeto

Professores

Deixe-nos contar um pouco sobre cada parte deste grande projeto

André Peloso

Coordenador Pedagógico

Músico e educador nascido em São Paulo, destacou-se em uma carreira musical versátil, desde sua formação sólida em guitarra e violão até atuações em diversas áreas, incluindo bandas de baile e casas de jazz, além de seu papel como educador musical com mais de 18 anos de experiência. Ele também é um compositor prolífico, criando músicas originais e histórias infantis para promover a educação musical, especialmente por meio de seu projeto “Mr. Musical”. Seu Quarteto André Peloso (QAP) lançou o álbum “Na escuta” em 2018, destacando suas habilidades como intérprete e compositor, e suas colaborações com outros músicos, como a pianista Debora Gurgel, enriqueceram ainda mais suas performances. Em resumo, André Peloso é uma figura influente na cena musical brasileira, deixando um impacto duradouro como educador e artista.

Fabio Reis

Educador

Filho de músico, Fafá Reis iniciou sua trajetória musical ainda pequeno, aos dez anos, quando ganhou um cavaquinho do seu pai. Pouco tempo depois foi aprovado para estudar na EMESP Tom Jobim, onde pode aprimorar as técnicas com o cavaquinho. A primeira banda que integrou, chamada Kazuê, tocava samba e choro, e junto dela Fafá Reis desenvolveu sua musicalidade e pode entrar em contato com diversos instrumentos: violão, bandolim e percussão brasileira, dentre outros. Esta experiência foi extremamente enriquecedora, pois através dela pode ingressar em Grupos Estudantis, tal como a Orquestra Mirim de São Paulo, idealizada pelo Projeto Guri e coordenada pelo maestro Marcelo Brasil. Após adquirir repertório e experiência, participou da Cia. Ginga Brasil, realizando turnê internacional, tocando e cantando em lugares como Turquia, Grécia, Suíça e Alemanha. Após este trabalho, foi convidado para participar do projeto “Samba pra vida toda”, onde, tocando pandeiro, teve contato com ícones da música brasileira, tais como: Tom Zé, Boca Nervosa e Margareth Menezes, circulando pelos SESC’s de São Paulo e interior. Após toda essa vivência musical, desenvolveu amplo repertório autoral atravessado por releituras de expressivas e consagradas cancões nacionais.

Gabriel de Sá Esteve

Violão, Guitarra e Canto

Figura multifacetada e talentosa, que dedica sua vida à educação musical, à criação artística e à fotografia. Sua paixão e comprometimento com as artes o tornam uma influência inspiradora na comunidade musical e visual. Formado na FAAM em Bacharelado em Música, com Pós-Graduação em Violão: Pedagogia e Perfomance pela FASM.

Jhowjhow

Percussão

Músico e percussionista experiente, iniciou a sua carreira aos 7 anos e até os 11 anos fazia shows com seus primos aos finais de semana, onde aprendeu a tocar seu primeiro instrumento, o Tantanzão. Nos 10 anos seguintes estudou e tocou em uma escola de samba da capital – Barroca Zona Sul, onde se formou ritmista. Nessa época também estudou por 3 anos na Escola Alfa com professor Mingo Soares, onde se formou em percussão popular prática, o que lhe possibilitou entrar na banda do cantor Netinho de Paulo aos 16 anos. Aos 26 anos formou-se músico pela Ordem dos Músicos do Brasil, seguindo a carreira como professor de música e mestre de Escola de Samba. Atualmente além de professor de percussão, Jhow Jhow segue fazendo shows na Banda do Samba 90 Graus e com diversos artistas. Jhow Jhow entrou no GDA em 2023 fruto de uma parceria que o GDA com o Samba do Rosa., famosa roda de samba localizada na Zona Norte de São Paulo.

Juliana Freire

Piano e Violino

Pós graduada em Musicoterapia Aplicada no Desenvolvimento ao Envelhecimento pela Faculdade Santa Marcelina, Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica pela Universidade Paulista, Graduada em Pedagogia pela Universidade Paulista, estudou violino na Universidade Livre de Música, canto pela Universidade de São Paulo (Difusão Cultural), aulas particulares de Piano Erudito e Popular, cursos nas áreas de Musicalização Infantil e Bebes, Educadora Musical desde 1993, musicoterapeuta voluntária no AME Sudeste. Atuou em orquestras sinfônicas como violinista e em bandas como tecladista e backing vocal.

Lucas Garcia

Violão e Canto

Natural de Araçatuba, interior de São Paulo, e sua paixão pela música começou desde cedo. Ele aprofundou seus estudos musicais em um conservatório local, onde seu interesse pelo jazz e pela música instrumental brasileira floresceu. Em 2010, ingressou na Faculdade Cantareira, concluindo seu bacharelado em 2013 sob a orientação de respeitados professores, incluindo Djalma Lima e Bob Wyatt.Sua busca por conhecimento o levou a participar de festivais e workshops, onde teve a oportunidade de aprender com músicos renomados, como Lula Galvão e Steve Cardenas de Nova York. Em 2017, concluiu uma pós-graduação em música popular brasileira na UNIFACCAMP e desde então se especializou como educador e músico ativo na cena instrumental de São Paulo.

André Peloso

Coordenador Pedagógico

Biografia

Músico e educador nascido em São Paulo, destacou-se em uma carreira musical versátil, desde sua formação sólida em guitarra e violão até atuações em diversas áreas, incluindo bandas de baile e casas de jazz, além de seu papel como educador musical com mais de 18 anos de experiência. Ele também é um compositor prolífico, criando músicas originais e histórias infantis para promover a educação musical, especialmente por meio de seu projeto “Mr. Musical”. Seu Quarteto André Peloso (QAP) lançou o álbum “Na escuta” em 2018, destacando suas habilidades como intérprete e compositor, e suas colaborações com outros músicos, como a pianista Debora Gurgel, enriqueceram ainda mais suas performances. Em resumo, André Peloso é uma figura influente na cena musical brasileira, deixando um impacto duradouro como educador e artista.

Fabio Reis

Educador

Biografia

Filho de músico, Fafá Reis iniciou sua trajetória musical ainda pequeno, aos dez anos, quando ganhou um cavaquinho do seu pai. Pouco tempo depois foi aprovado para estudar na EMESP Tom Jobim, onde pode aprimorar as técnicas com o cavaquinho. A primeira banda que integrou, chamada Kazuê, tocava samba e choro, e junto dela Fafá Reis desenvolveu sua musicalidade e pode entrar em contato com diversos instrumentos: violão, bandolim e percussão brasileira, dentre outros. Esta experiência foi extremamente enriquecedora, pois através dela pode ingressar em Grupos Estudantis, tal como a Orquestra Mirim de São Paulo, idealizada pelo Projeto Guri e coordenada pelo maestro Marcelo Brasil. Após adquirir repertório e experiência, participou da Cia. Ginga Brasil, realizando turnê internacional, tocando e cantando em lugares como Turquia, Grécia, Suíça e Alemanha. Após este trabalho, foi convidado para participar do projeto “Samba pra vida toda”, onde, tocando pandeiro, teve contato com ícones da música brasileira, tais como: Tom Zé, Boca Nervosa e Margareth Menezes, circulando pelos SESC’s de São Paulo e interior. Após toda essa vivência musical, desenvolveu amplo repertório autoral atravessado por releituras de expressivas e consagradas cancões nacionais.

Gabriel de Sá Esteve

Violão, Guitarra e Canto

Biografia

Figura multifacetada e talentosa, que dedica sua vida à educação musical, à criação artística e à fotografia. Sua paixão e comprometimento com as artes o tornam uma influência inspiradora na comunidade musical e visual. Formado na FAAM em Bacharelado em Música, com Pós-Graduação em Violão: Pedagogia e Perfomance pela FASM.

Jhowjhow

Percussão

Biografia

Músico e percussionista experiente, iniciou a sua carreira aos 7 anos e até os 11 anos fazia shows com seus primos aos finais de semana, onde aprendeu a tocar seu primeiro instrumento, o Tantanzão. Nos 10 anos seguintes estudou e tocou em uma escola de samba da capital – Barroca Zona Sul, onde se formou ritmista. Nessa época também estudou por 3 anos na Escola Alfa com professor Mingo Soares, onde se formou em percussão popular prática, o que lhe possibilitou entrar na banda do cantor Netinho de Paulo aos 16 anos. Aos 26 anos formou-se músico pela Ordem dos Músicos do Brasil, seguindo a carreira como professor de música e mestre de Escola de Samba. Atualmente além de professor de percussão, Jhow Jhow segue fazendo shows na Banda do Samba 90 Graus e com diversos artistas. Jhow Jhow entrou no GDA em 2023 fruto de uma parceria que o GDA com o Samba do Rosa., famosa roda de samba localizada na Zona Norte de São Paulo.

Juliana Freire

Piano e Violino

Biografia

Pós graduada em Musicoterapia Aplicada no Desenvolvimento ao Envelhecimento pela Faculdade Santa Marcelina, Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica pela Universidade Paulista, Graduada em Pedagogia pela Universidade Paulista, estudou violino na Universidade Livre de Música, canto pela Universidade de São Paulo (Difusão Cultural), aulas particulares de Piano Erudito e Popular, cursos nas áreas de Musicalização Infantil e Bebes, Educadora Musical desde 1993, musicoterapeuta voluntária no AME Sudeste. Atuou em orquestras sinfônicas como violinista e em bandas como tecladista e backing vocal.

Lucas Garcia

Violão e Canto

Biografia

Natural de Araçatuba, interior de São Paulo, e sua paixão pela música começou desde cedo. Ele aprofundou seus estudos musicais em um conservatório local, onde seu interesse pelo jazz e pela música instrumental brasileira floresceu. Em 2010, ingressou na Faculdade Cantareira, concluindo seu bacharelado em 2013 sob a orientação de respeitados professores, incluindo Djalma Lima e Bob Wyatt.Sua busca por conhecimento o levou a participar de festivais e workshops, onde teve a oportunidade de aprender com músicos renomados, como Lula Galvão e Steve Cardenas de Nova York. Em 2017, concluiu uma pós-graduação em música popular brasileira na UNIFACCAMP e desde então se especializou como educador e músico ativo na cena instrumental de São Paulo.

Impactos sociais do projeto

Em 2012, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para superar os maiores desafios do nosso tempo, cuidar do planeta e melhorar a vida de todos. A atuação do GDA atende a 3 desses objetivos transformando vidas e garantindo o desenvolvimento contínuo de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. 

4. Educação de Qualidade

Até 2023 atendemos mais de 1000 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social oferecendo ensino musical gratuito, proporcionando desenvolvimento pessoal, intelectual, disciplina, concentração, autoestima e a capacidade de trabalhar em equipe, além de gerar oportunidades de profissionalização na música. Indicar uma direção para um futuro que promova mais oportunidades e menos disparidades sociais ao se engajar como um influenciador de mudança social por meio da expressão artística e do cultivo da música.

10. Redução das desigualdades sociais

Por meio do ensino gratuito da música e do acesso gratuito da comunidade aos eventos patrocinados pelo Instituto, democratizamos a cultura e diminuímos a desigualdade social.

16. Paz, justiça e Instituições eficazes

Ao democratizar a cultura oferecendo aos alunos e a toda a comunidade de forma gratuita o acesso a apresentações musicais, aulas, recitais e palestras, o GDA contribui com a construção de instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Produção

Realização